INTRODUÇÃO
A nossa saúde depende muito dos nossos hábitos alimentares e da qualidade dos alimentos postos à venda para o nosso consumo. Por isso, torna-se fundamental efetuarmos uma reflexão crítica
acerca dos alimentos transgênicos, visto que são alimentos de fácil produção, entretanto ainda não são conhecidas as consequencias
que o consumo de tais alimentos pode trazer para o corpo humano.
TAREFA
- Pesquisa sobre os alimentos transgênicos em revistas, jornais, livros e sites da internet.
- Pesquisa sobre os alimentos transgênicos em revistas, jornais, livros e sites da internet.
- Simulação de um júri para aprovação ou proibição do consumo dos transgênicos.
- Pesquisa de opinião sobre o consumo e tratamento da informação e construção de tabelas e gráficos.
- Elaboração de um mapa mental sobre os alimentos transgênicos, destacando os aspectos positivos e negativos a respeito desses alimentos.
- Síntese sobre o que aprendeu e posicionamento sobre o assunto.
PROCESSO
- Os alunos deverão trazer notícias sobre alimentos transgênicos extraídos de revistas, jornais, livros e sites da internet.
- Os alunos deverão trazer notícias sobre alimentos transgênicos extraídos de revistas, jornais, livros e sites da internet.
- Dividir a sala em dois grupos, sendo um para explanação de argumentos favoráveis e outro apresentando argumentos contrários ao consumo dos transgênicos.Os alunos deverão debater o assunto através da simulação de um júri.
- Os alunos entrevistarão pessoas da sua comunidade para saber suas opiniões sobre o consumo dos transgênicos.
- Os alunos deverão construir tabelas e gráficos para mostrar o resultado da pesquisa de opinião.
- Os alunos elaborarão um mapa mental sobre os aspectos positivos e negativos dos alimentos transgênicos.
- Os alunos deverão escrever o que aprenderam sobre os transgênicos, posicionando-se a respeito do assunto.
RECURSOS
Na pesquisa sobre o assunto (alimentos transgênicos), os alunos poderão obter recursos na sua própria casa, através de revistas e jornais, como também na biblioteca da escola, além da consulta em sites alusivos ao tema, através dos motores de busca (Google, Alta Vista, Yahoo etc).
Algumas sugestões de pesquisas:
- Livros e revistas:
Alimentos Bons, Alimentos Perigosos-Guia Prático para uma alimentação segura e saudável.Lisboa.Edições das Seleções Reader's Digest.
- Sites na net:
Transgênicos:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Transg%C3%AAnese
http://www.algosobre.com.br/biologia/alimentos-transgenicos.html
AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado durante todo o processo, através da sua participação, interesse manifestado na realização das tarefas, organização do trabalho individual e com o grupo, cooperação, integração, adequação da apresentação oral à escrita, clareza de expressão, seleção da informação, organização da informação, capacidade de síntese, adequação do texto escrito à proposta de trabalho, criatividade etc.
CONCLUSÃO
Este trabalho é de suma importância, pois permite aos alunos a compreensão dos conhecimentos científicos e tecnológicos na vida social.
Ao tratar dessa temática (alimentos transgênicos), possibilitamos ao aluno analisar, argumentar e posicionar-se criticamente diante das polêmicas relacionadas ao emprego das tecnologias resultantes da manipulação do DNA, como exemplo, a produção e a utilização de organismos geneticamente modificados-Transgênicos.
A realização desta webquest oportuniza ao aluno maior proximidade com o exercício da cidadania, visto que o conhecimento do assunto(transgênicos) permite a sua participação nos debates da sociedade e a tomada de decisões.
RECURSOS
Na pesquisa sobre o assunto (alimentos transgênicos), os alunos poderão obter recursos na sua própria casa, através de revistas e jornais, como também na biblioteca da escola, além da consulta em sites alusivos ao tema, através dos motores de busca (Google, Alta Vista, Yahoo etc).
Algumas sugestões de pesquisas:
- Livros e revistas:
Alimentos Bons, Alimentos Perigosos-Guia Prático para uma alimentação segura e saudável.Lisboa.Edições das Seleções Reader's Digest.
- Sites na net:
Transgênicos:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Transg%C3%AAnese
http://www.algosobre.com.br/biologia/alimentos-transgenicos.html
O aluno será avaliado durante todo o processo, através da sua participação, interesse manifestado na realização das tarefas, organização do trabalho individual e com o grupo, cooperação, integração, adequação da apresentação oral à escrita, clareza de expressão, seleção da informação, organização da informação, capacidade de síntese, adequação do texto escrito à proposta de trabalho, criatividade etc.
CONCLUSÃO
Este trabalho é de suma importância, pois permite aos alunos a compreensão dos conhecimentos científicos e tecnológicos na vida social.
Ao tratar dessa temática (alimentos transgênicos), possibilitamos ao aluno analisar, argumentar e posicionar-se criticamente diante das polêmicas relacionadas ao emprego das tecnologias resultantes da manipulação do DNA, como exemplo, a produção e a utilização de organismos geneticamente modificados-Transgênicos.
A realização desta webquest oportuniza ao aluno maior proximidade com o exercício da cidadania, visto que o conhecimento do assunto(transgênicos) permite a sua participação nos debates da sociedade e a tomada de decisões.